sexta-feira, 28 de maio de 2021

"Reflexão em Silêncio"

Tenho a certeza de que aquele título não foi pensado por mim. Ou tenho quase a certeza, porque, há pouco, troquei dois dígitos ao ditar o meu número de telemóvel e precisei de o escrever num canto de papel para me assegurar de que não errava. Ando com a cabeça nas luas cheias, cheia de coisas que não devo e com a memória em frangalhos. 

Não interessa.

A culpa foi do Google Photos. Outra vez. Enviou-me uma notificação com aquele título, com a desculpa de me convidar a rever memórias que guardei também nos álbuns virtuais. Misturou cidades e países, templos e tempos, ignorou outros tantos, e havia tantos, mas uniu alguns dos meus silêncios, é um facto, e alguns dos meus espantos.

Não sei se somos nós a perseguir as boas memórias ou se serão sempre elas no nosso encalço, astutas e alheias à nossa vontade, mas sei que preciso de desactivar esta coisa da sincronização automática. Mesmo que as fotografias me (a)pareçam sempre fantásticas e eu não fotografe nada que não possa ser visto. Ainda assim. Na próxima semana acaba-se esta fartura do armazenamento gratuito ilimitado, e será um pretexto tão bom como outro qualquer. Entretanto, aproveito estas. E o título.