quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Primeiro dia de aulas, três lições de cidadania...em 15 minutos

 


Lição número 1: Pessoas "normais" não estacionam, de lata, imensa, e bagagens, nos lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida. Além de revelar uma falta de cidadania colossal, a pessoa "normal" arrisca-se a ver o seu magnífico veículo bloqueado mesmo ali à porta da escola. Normalmente, ninguém reclama, mas, hoje, não foi o caso. Estudassem...

Lição número 2: Pessoas "normais" não estacionam o seu magnífico veículo mesmo em cima do passeio, passeio esse onde as suas crias e as crias dos outros hão-de vir ter, forçosamente, à saída da escola, já que não têm outro sítio por onde circular; a não ser a rua, onde é suposto circularem veículos, nomeadamente, automóveis, mais ou menos magníficos. Pois, é melhor dispersar. Imediatamente. Até porque os senhores que bloqueiam veículos ainda lá estão e não vá o diabo tecê-las e levar-nos ao inferno por termos perdido as aulas de cidadania. Na escola. Se não precisássemos da escola para isso, teríamos aprendido cidadania em casa, o que, aparentemente, não foi o caso.

Lição número 3: Quando um outro veículo está parado, por um instante breve, com um e um só pisca-pisca ligado, poucos metros à frente de um lugar de estacionamento permitido, do mesmo lado do tal pisca-pisca, depreende-se que quem conduz tal veículo pretenda estacionar. Desta forma, o veículo que circula atrás não deve nem sequer tentar estacionar de frente, mesmo que o seu veículo seja de menores dimensões e assim o permita.

Por hoje é tudo. Podem tirar as máscaras. Se a cidadania o permitir.