terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Os miúdos perguntam-me se eu acho que a escola vai fechar. Eu acho que a escola vai fechar. Pelo menos, a nível do ensino secundário. Pode ser que seja a melhor opção para conter os contágios, não faço ideia. O meu filho frequenta uma escola com quase 2000 alunos e não demos por qualquer sobressalto. Uma turma ou outra, pontualmente, confinada por causa de um caso positivo e praticamente sem contágios entre os colegas. A turma do meu filho nunca teve qualquer situação de teste positivo. Também ele me pergunta se eu acho que a escola vai fechar, diz que não lhe apetece nada ter que ficar em casa. De algum modo, isso sossega-me.

Eu acho que as escolas vão fechar. Não sei se é a melhor opção. Sei que não vejo grande preocupação com o que os miúdos perdem com a escola fechada. Efectivamente. Estamos a hipotecar uma geração inteira com base em pouco mais do que um acto de fé. O ano lectivo anterior acabou a 12 de Março. O que aconteceu depois disso, foi um faz-de-conta que continuamos a ensinar, seja lá o que isso for, principalmente para os alunos mais desfavorecidos. É mais do que dramático.